domingo, 5 de junho de 2011

CADA UM POR SI, E O POVO PELO POVO!

Esta semana tive o desprazer de estar dentro de um apartamento, que estava pegando fogo foi uma experiência horrível, a fumaça penetrando no meu nariz, minha garganta e meus olhos ardendo como se tivessem literalmente pegando fogo, uma sensação indescritível.
Vivi tudo isso em apenas alguns instantes, enquanto estava tentando ajudar a evacuar alguns moradores do prédio onde moro, pois um dos apartamentos estava pegando fogo. Sim, foram apenas alguns minutos, agora imagine quem tem por labor, o trato diário com essas situações de perigo, cuja função principal é a proteção da vida das pessoas e de seu patrimônio.
Sim, está é função dos valorosos Soldados do Fogo, homens e mulheres que vivem como heróis, e tem a sua atividade regulada pela hierarquia e disciplina, princípio que sustenta as Forças Armadas e as Forças Auxiliares.
A vida militar é por muitos, encarada como um sacerdócio, sendo assim, todo militar seria um sacerdote, mas até os sacerdotes têm necessidades, então para que possam se dedicar exclusivamente ao seu mister, cabe ao povo o suprimento das necessidades dos sacerdotes. Pois, se beneficiam diretamente do seu trabalho. Nesse caso, o Estado que representa o povo, tem a obrigação de remunerar aqueles que trabalham em prol do povo. 

Tudo o que foi dito serve de introdução para um breve comentário, acerca do lamentável episódio ocorrido no Rio de Janeiro, com os militares do Corpo de Bombeiros, que invadiram um quartel como forma de protestar e pressionar o governo do estado, por melhoria salarial.
Embora não concorde com o ato praticado, me solidarizo com a causa dos bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
É claro que a atitude daqueles que invadiram o quartel é totalmente reprovável, extremismo e radicalismo não devem prevalecer nunca. Agora, uma coisa deve ser pensada, porque aqueles homens e mulheres agiram de forma tão extrema, porque se colocaram contra a lei e os regulamentos que regem as suas vidas.
A resposta é uma só. Desespero! Acho que ver seus filhos e filhas passando necessidades, pode levar qualquer um a cometer atos extremos.
Como arriscar a vida diariamente, por um salário irrisório, enquanto o estado investe milhões e milhões, para subsidiar escolas de samba, ou, para sediar uma copa do mundo e uma olimpíada. Pior do que isso, quando os recursos públicos são mau geridos e desperdiçados, ou desviados por fraudes que nem sequer são apuradas.  
Deve ser fácil para o governador não ver as dificuldades de moradia e a falta de comida na panela dos bombeiros, já que ele mora num palácio e com certeza na sua mesa não falta comida. No meu entendimento, a responsabilidade sobre este lamentável episódio pertence ao governador, que não foi sensível aos anseios dos integrantes da valorosa corporação.
A maioria dos políticos são todos iguais, só visam os seus interesses, para agirem em favor de alguma causa, ela tem que trazer algum tipo de dividendo.
Vide o recente caso Palocci de um lado os governistas querendo tapar o sol com a peneira, do outro lado a oposição jogando gasolina na fogueira. Uns não querendo perder espaço, e os outros querendo ganhar espaço, separados por um interesse.
Agora, estão todos juntos governo e oposição, para aprovar o mais breve possível a unificação do teto salarial dos Agentes políticos, a título de evitar que os agentes políticos promovam os próprios reajustes por meio de atos das respectivas mesas diretoras. Mas, que na verdade é um ardil para reajustar seus salários, sempre que o judiciário corrigir o salário dos membros do Supremo Tribunal Federal, ficando livre da impopularidade de deliberar o reajuste dos próprios salários.
Eles querem atrelar os seus salários ao dos membros do Supremo Tribunal Federal, agora bem que poderiam vincular os seus salários ao salário mínimo, assim, talvez, a massa do povo brasileiro conseguisse um salário digno. Sei que tal pensamento é meio utópico. 
Mas, afinal de contas já dizia um poeta do samba. Sonhar não custa nada!
Na verdade temos que acordar, precisamos votar melhor, precisamos cobrar mais, precisamos exigir os nossos direitos, para isso precisamos ser uma sociedade organizada.
Pense! Como você pode contribuir, para que isso aconteça?




Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!