segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AS PESSOAS DE BEM NÃO PODEM DESISTIR!

Sempre achei que a educação salvaria o Brasil da corrupção, da fome, da injustiça, da miséria etc.

Contudo, três acontecimentos recentes, diretamente, relacionados à educação, envolvendo o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior, lançaram uma pesada nuvem, sobre aquilo que, seria uma verdade absoluta. Mas, que precisa ser revista em seus métodos e conteúdos.

Indignação e nojo foram os sentimentos que surgiram ao tomar conhecimento de tais acontecimentos.

O primeiro acontecimento foi numa escola de classe média, onde algumas crianças começaram a hostilizar uma menina de onze anos de idade, por ela haver se recusado a fazer sexo com um coleguinha.

A recusa se espalhou pela escola e começaram as hostilidades via internet e, mesmo no ambiente escolar, onde a menina foi rotulada de sapatão, entre outras ofensas. Os pais da menina tomaram conhecimento do fato e, agiram de forma acertada intervindo na questão, acionaram a direção do estabelecimento de ensino que, por sua vez, acionou os pais das crianças que promoviam as hostilidades, que compareceram à escola e, se comprometeram a coibir a ação das crianças. Contudo, um dos pais se recusou a comparecer ou mesmo coibir a ação de sua filha, sob a alegação de que o comportamento da menina refletia aquilo que lhe era orientado em casa, um verdadeiro disparate.

O segundo acontecimento foi o novo escândalo do ENEM em Fortaleza, onde uma instituição de ensino ou um professor, em busca de prestígio fornece questões da prova, para melhorar o desempenho dos alunos ou da instituição, no sistema de avaliação nacional.

Esta atitude, seja ela da instituição ou do professor, tem consequências gravíssimas na formação daqueles jovens, pois dá indicação de que vale a pena fazer qualquer coisa, para alcançar o sucesso.

E, o terceiro acontecimento foi à ocupação das instalações da Faculdade de Filosofia da USP pelos alunos, como forma de protestar contra presença da polícia militar no campus.

Isso é um verdadeiro absurdo, um bando de desordeiros em busca de liberdade para praticar toda sorte de atos ilícitos, como aquele dos alunos que foram detidos por estarem fazendo uso de substância entorpecente.

Pasmem, estamos falando da USP, uma das instituições de ensino superior, mais conceituadas do país.

Todos estes fatos sucederam no ambiente que deveriam estar formando os cidadãos do nosso país.

Contudo, vejam o que está sendo ensinado o desrespeito ao próximo, a prática de atos de desonestidade, que vão desaguar na conduta adotada pelos alunos da USP.

Vejam aonde chegamos, os alunos da USP querem fazer do campus um local de refúgio de criminosos, pois se a polícia não puder cumprir o seu papel naquele local, logo, o campus se tornará num local de assaltantes, estupradores e traficantes, e não no celeiro de pensadores, doutores e mestres, para conduzir o destino do nosso país.

Nós o seguimento da sociedade que não concorda com esses valores, devemos nos insurgir contra tudo isso, devemos estar atentos e sermos participativos na vida escolar de nossos filhos. Não devemos permitir que valores deturpados sejam incutidos nas mentes de nossas crianças. Pois, assim não teremos um país melhor do que temos hoje.

É por isso que afirmo: AS PESSOAS DE BEM NÃO PODEM DESISTIR!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FRASE DE BARACK OBAMA SOBRE OS MILITARES

Recebi um email, li, gostei e postei.

"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos.
É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa.
É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.
É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino.
É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo.
É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."


BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY (durante a cerimônia do Dia do Veterano) há alguns dias.
Dedicado àqueles que perguntam: “Para que servem os militares?”

Sábias as palavras deste jovem e respeitado estadista, mas gostaria de complementá-las, com a devida modéstia, apenas porque fiquei meditando por alguns minutos sobre a idéia macro do seu pensamento, e também para que não soe como arrogância aos demais profissionais que o soldado, o militar, seja o "âncora" de toda a complexa sociedade moderna. Nós militares, em geral, não pensamos esta forma.

Penso, logo existo, e porque não, também escrevo:

Todos somos importantes no processo de vivermos em um mundo com ORDEM E PROGRESSO, basta que cada um cumpra com o seu dever; os Militares, preparando-se para a guerra para defender a paz e a estabilidade dos poderes constituídos, e nesta preparação, incluirem, como fazem, uma formação moral e ética ao seu contingente mobiizável (cuja grande parte, volta para o seio da sociedade civil, após sua formação de combatente básico); os Sacerdotes/Pastores e religiosos em geral, revelando as coisas do PAI e mostrando o caminho do bem; os Jornalistas, informando e possibilitando oportunidades iguais de comunicação e expressão a todos os segmentos e classes sociais; os Poetas, expressando-se pela escrita e pela oratória e desta forma contagiando para que outros também o façam; os Professores, ensinando as ciências e bons princípios a todos, complementando a formação familiar; os Advogados fazendo com que a justiça ocorra na sua plenitude, (e para mim, particularmente, ser justo significa tratar desigualmente os desiguais), e os Políticos, bem representando seu povo e tratando a coisa pública com responsabilidade e lisura.
Isto sem falar de todos os outros profissionais que no mister I tér I de suas profissões possam desempenhá-las de acordo com os pricípios que as regem.
Desta forma, muito provavelmente, para não dizer certamente, seremos felizes e prósperos, por todos os séculos dos séculos, Amém...
Com as bençãos de DEUS.

"QUANTO MAIS IMPORTANTE FOR O SEU CARGO/FUNÇÃO, MAIOR SERÁ A SUA OBRIGAÇÃO NO SENTIDO DE QUE SEJAS BOM EM RELAÇÃO AO SEU SUBORDINADO/AUXILIAR/COLABORADOR."

"A HUMILDADE É O MAIOR DEGRAU DA SABEDORIA."

"TRATE OS DEFEITOS DOS OUTROS COM A MESMA
CONSIDERAÇÃO QUE LIDA COM OS SEUS."


"O MELHOR AMIGO É AQUELE QUE NOS FAZ SER MELHOR DO QUE JÁ SOMOS."

"A VERDADEIRA AMIZADE É AQUELA QUE O VENTO NÃO LEVA E A DISTÂNCIA NÃO SEPARA."

E AOS MILITARES, ESPECIFICAMENTE... NÃO ESQUEÇAMOS DO NOSSO JURAMENTO:

"...RESPEITAR OS SUPERIORES HIERÁRQUICOS, TRATAR COM AFEIÇÃO OS IRMÃOS DE ARMAS E COM BONDADE OS SUBORDINADOS E DEDICAR-ME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DA PÁTRIA, CUJA HONRA, INTEGRIDADE E INSTITUIÇÕES DEFENDEREI COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA”.


A TODOS OS MEUS AMIGOS E AMIGAS UM FORTE E FRATERNO ABRAÇO.

MILTON GOMES

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O ESTOPIM FOI ACESO! PARECE QUE O GIGANTE ESTÁ ACORDANDO.

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!
QUE DEUS ABENÇOE A VOZ DO POVO.





Junte-se a esta causa.
Vai valer a pena!








domingo, 9 de outubro de 2011

DEVEMOS COPIAR AQUILO QUE É BOM!

Fazendo uma análise acerca do comportamento do povo brasileiro, pode se chegar à conclusão que gostamos das coisas importadas, bem como do modo de vida de outros povos.

Basta observar alguns detalhes, como os carros que circulam nas nossas ruas, as músicas que tocam nas rádios, os perfumes de preferência das mulheres, os filmes que passam na televisão, o tipo de roupa as pessoas usam, etc.

Estamos acostumados a nos preocupar com itens de mera vaidade, que agregam pouco ou nenhum valor as nossas vidas. Não queremos dizer que, gostar de carros, músicas, perfumes, filmes e roupas, denote um comportamento fútil.

Contudo, existem outras coisas que também devemos observar e copiar dos outros países, como por exemplo, a consciência política que a população de outros países demostram.   

Existe uma crise econômica, que está afetando a maioria dos países, fazendo com que os governantes tomem medidas drásticas, que são desfavoráveis à população. Insatisfeitos com as medidas adotadas, a população se une, se organiza e vai as ruas protestar contra tais medidas.

No Chile os estudantes se uniram para exigir do governo a melhoria da educação pública.

Na Grécia a crise econômica fez com que o governo adotasse muitas medidas, que fizeram com que a população fosse as ruas externar o seu repúdio às medidas adotadas.

Nos Estados Unidos os motivo foram a crise econômica e o sistema financeiro, que fizeram a população se unir.

O nosso problema é a corrupção e só conseguiremos nos livrar dela, se nos unirmos para exigir o fim desse comportamento nocivo que emperra o país.

Parece que as coisas estão mudando, a população começa a se mobilizar. Aqui em Brasília um grupo de estudantes se uniu, para fazer um vídeo incentivando as pessoas a participar do movimento anticorrupção.

Dia 12/10, às 09h00min na Esplanada dos Ministérios, a 2ª edição da marcha contra a corrupção. Exerça uma CIDADANIA INTELIGENTE, participando de forma pacífica dos movimentos contra a corrupção .

Essa é a onda todos os brasileiros têm que surfar, ela não pode passar. O nosso futuro depende do fim da corrupção, só assim teremos uma educação melhor, uma saúde melhor, teremos segurança. E, efetivamente, participaremos da riqueza que o país produz.

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO?

Na verdade o Brasil só é o país do futuro para a maioria dos brasileiros, já que, para uma pequena parte da população brasileira e, para o resto do mundo, o Brasil é o país do presente. Isto é uma realidade, basta observar como, a cada dia o nosso país vem adquirindo mais expressão internacional.  

Parafraseando o ex-presidente Luís Inácio LULA da Silva: “nunca antes na história deste país, um Chefe de Estado brasileiro, manifestou-se contra os interesses dos Estados Unidos de forma tão intensa, como foi no discurso da Presidente Dilma, na sessão anual da Assembléia Geral das Nações Unidas, assim como o posicionamento diante das ações internacionais, em função da crise econômica mundial”.

O comportamento político internacional brasileiro denota a plena consciência, de sua importância no cenário mundial.

Contudo, o futuro ainda não chegou para a massa da população brasileira, a prova disso é a septuagésima posição ocupada pelo Brasil no ranking do IDH mundial, ficando atrás de países como, Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, Costa Rica, México, Venezuela e Líbia.

Cabe ressaltar, que o Brasil possuí a oitava economia mundial e, o Chile que ocupa a quadragésima posição no IDH, é o país sul-americano mais bem colocado no ranking, e possuí apenas a quadragésima terceira economia mundial.

Seria lógico, que o Brasil tivesse um IDH muito superior ao do Chile, uma vez que, o PIB brasileiro é quase oito vezes e meia o PIB chileno. Aí, você poderia justificar dizendo, a população brasileira é muito maior que a chilena, por isso a diferença.

Na verdade, a diferença está na forma como o povo brasileiro participa da riqueza produzida no país. E, a responsabilidade pela racionalização dessa riqueza pertence à Administração Pública. Mas, como fazer essa distribuição mais equitativa diante da institucionalização da corrupção, em todos os seguimentos da administração pública.

Vencer a corrupção significa incluir a massa da população brasileira naquele Brasil do futuro. Essa luta já começou, são inúmeras as manifestações populares contra o câncer nacional (A CORRUPÇÃO).

Precisamos ser implacáveis e incansáveis, nesta batalha que promete ser épica, mas a vitória será do povo brasileiro se houver união. Esta união deverá ser consolidada, por um segmento da sociedade que tem plena consciência de que, o fim da corrupção vai significar a libertação do povo brasileiro.

Este segmento da sociedade tem a responsabilidade de formar a opinião da massa do povo brasileiro, contra o câncer da corrupção que impede o acesso do povo a educação, saúde e segurança, impedindo assim que o país salte, integralmente, para o futuro.

Você está convidado a participar deste seleto grupo de formadores de opinião, que tem a responsabilidade de transformar o nosso grandioso BRASIL.

E, aí! Você está disposto a ser tornar um FORMADOR DE OPINIÃO? Vai encarar este desafio?

O Brasil precisa de você!




Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!