segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O PODER PERTENCE AO POVO, E O POVO É HONESTO!

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, está escrito no parágrafo único do artigo 1º, da Constituição Federal.

Ao longo da semana passada, culminando com os acontecimentos de hoje, nos foi possível observar o cumprimento fiel daquilo que está grifado no parágrafo anterior, pelo menos em três episódios, que foi a aprovação do projeto de lei da “Tolerância Zero à Direção com Álcool” na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a prisão do chefe do tráfico de drogas da favela da Rocinha e a libertação das favelas da Chácara do Céu, da Rocinha e do Vidigal, do controle facção criminosa “ADA –Amigos Dos Amigos”.

Estes acontecimentos são o resultado de diversas manifestações populares, contra as incontáveis mortes no trânsito provocadas pela ingestão de álcool, bem como das atrocidades perpetradas pelo crime organizado. Estas manifestações só foram possíveis porque as pessoas se organizaram e exerceram uma Cidadania Inteligente.

Tenham certeza que, a lei só está saindo do papel e os bandidos das comunidades, pelo clamor popular, sim, foram as manifestações populares que fizeram os nossos representantes se movimentarem e buscar uma solução para os problemas aqui apontados.

Que sirva de lição, se a população começar a se manifestar incisiva e ordenadamente, sobre as questões que a aflige, os nossos representantes serão compelidos a trabalhar em favor do POVO, que é o titular do poder. Por isso é que a Sociedade tem que estar organizada.

Uma coisa chamou a atenção nestes acontecimentos, foi o espanto das pessoas devido à recusa do suborno pela guarnição da Polícia Militar, como se todo policial fosse corrupto, como se aqueles policiais fossem verdadeiras aberrações. Acontece, que os integrantes das policias também são integrantes da nossa sociedade, que tem uma pequena parte de seus integrantes com tendências à corrupção. Portanto, uma pequena parte dos integrantes das policias também tem tendência à corrupção.

As nossas policias não são corruptas, acontece que se dá mais ênfase aos atos de corrupção, do que aos atos de honestidade e lhes digo uma coisa, os atos de honestidade superam em muito os de corrupção.

Precisamos começar uma campanha de valorização da honestidade, as pessoas precisam ter em mente que vale a pena ser honesto, que a honestidade é qualidade da qual se deve ter orgulho. As nossas crianças precisam crescer com este conceito, que deve ser básico para todos sem exceção.

A responsabilidade pela disseminação deste valor tão importante é da sociedade como um todo, nós precisamos valorizar e recompensar a honestidade e, consequentemente, eliminar ou pelo menos diminuir, a cultura de que vale a pena ser corrupto e desonesto. Como diz aquela música: “Depende de nós ...”.

As pessoas de bem não têm que temer denunciar os atos de corrupção e desonestidade, para isso as autoridades têm que punir de forma exemplar e rigorosa os autores de tais atos, de maneira a desmotivar a sua prática.

POR ISSO, NÃO CANSO DE REPETIR. AS PESSOAS DE BEM NÃO PODEM DESISTIR!






Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!