terça-feira, 24 de julho de 2012

VERGONHA NA CARA É COISA RARA!

Olá amigo leitor, hoje completam exatamente quatro meses, sim, quatro longos meses que não compartilho nenhuma opinião ou pensamento com você. Isso porque a minha vida está muito tumultuada, e não surgiram oportunidades que me permitissem compartilhar, neste período muitos foram os assuntos que tive vontade de comentar. Mas, a vida doméstica, o trabalho e os estudos têm absorvido todo o meu tempo.

Contudo, hoje pela manhã assistindo ao Bom Dia Brasil, uma notícia chamou minha atenção de tal maneira, que não pude me furtar de escrever. A matéria mostrou um grande exemplo de caráter, de dignidade, de responsabilidade e de respeito pelos eleitores. Na Coréia do Sul o irmão do presidente foi preso acusado de corrupção e tráfico de influência. O presidente sul-coreano Lee Myung Bak, num ato de honradez veio a público se desculpar e assumir a responsabilidade pelo ocorrido, muito embora não houvesse nenhum tipo de acusação pesando sobre ele.

No seu discurso de escusas ele disse que o escândalo é resultado da incompetência dele e que aceitaria qualquer punição. Esta é a conduta de um homem honrado, que não foge das suas responsabilidades, um homem digno. E, a nação sul-coreana mesmo assim se mostrou absolutamente indignada, em dezembro a Coréia do Sul terá eleições presidenciais. Contudo, o presidente Lee Myung Bak não concorrerá a reeleição.

Enquanto isso, aqui nas terras tupiniquins um senador da república é pego numa gravação em que, nitidamente, se verifica que ele o senador estava prestando favores diversos a um notório contraventor, e quando surgem os primeiros boatos da relação espúria o grande defensor da ética vai a plenário dizer que sua relação com o contraventor é de cunho social, diz ainda que não tinha conhecimento acerca das atividades ilegais do Sr. CC.

A coisa toda evolui o senador é julgado em plenário e, é condenado com o seguinte placar 56 votos a favor, 19 votos contra e 5 abstenções. Na minha modesta opinião isso é uma tremenda vergonha. No Senado da República existem 24 senadores que apresentam algum tipo de problema. Ou, lhes falta noção de decoro, de honestidade, de moral, de respeito para com o seu eleitorado. Ou, pior ainda, são tão corruptos que num ato extremos de corporativismo, uns abstiveram-se de votar e outros foram mais longe votando contra a cassação do cara de pau.

Agora fica a pergunta. De quem é a culpa dessa situação? A culpa é nossa, porque não sabemos votar, porque não sabemos delegar o poder que é nosso, que colocamos as raposas para tomar conta do galinheiro cheio de galinhas e ovos, ovos de ouro.

Precisamos tomar vergonha na cara, precisamos aprender a votar. Existe muita gente que faz campanha na internet, para que votemos em branco ou nulo, como forma de externar a nossa insatisfação com a política que nos é apresentada.

Particularmente, entendo que essa não seria a melhor maneira de protestar. Talvez a melhor maneira seja a renovação integral. Aí, você vai se perguntar. O que seria a renovação integral?

A renovação integral significa votar no novo, votar naqueles candidatos que nunca foram eleitos para nada. Ou seja, eliminar da política todos os políticos que estão no poder.

Qual seria o efeito desta conduta? O efeito seria a desarticulação de todos os cartéis políticos existentes no país.

Com esta conduta estaríamos fazendo o país começar do zero. Naturalmente, mais uma vez vão surgir as perguntas. Como o país seria conduzido por pessoas totalmente inexperientes? Os efeitos seriam mais benéficos do que danosos? Primeiro, a condução do país é mais técnica do que política, e a parte técnica é feita pelos funcionários públicos que trabalham independentemente de quem esteja no poder. Quanto à parte política, talvez no primeiro momento, as coisas fiquem meio complicadas. Mas, não demorarão a entrar nos eixos.

Na prática, o que vai importar é que os políticos saibam que o poder pertence ao povo, e que o povo está disposto a exercê-lo, literalmente, e se alguém pretende nos representar, terá que fazê-lo primando pelos nossos interesses. E, não pelos interesses pessoais ou de grupos empresariais.
Agora, se o político não trabalhar em prol do povo, ele será extirpado do cargo. E, outro representante será colocado no seu lugar. Assim, talvez um dia possamos ter governantes que tenham a mesma postura do senhor Lee Myung Bak, quem sinceramente é digno de aplauso.

Fica aqui a minha pergunta. VOCÊ TEM VERGONHA NA CARA?




Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!