quarta-feira, 26 de junho de 2013

E AGORA, QUAL O PRÓXIMO PASSO?


Nas conversas que mantenho com meus amigos sempre disse que os políticos não respeitam os eleitores, mas temem aos eleitores conscientes e esclarecidos.

Esta teoria foi comprovada diante os últimos fatos, onde houve diversas manifestações contra inúmeras questões que afligem a população em geral. E, inicialmente, os políticos disseram que não negociariam vide declarações do prefeito e do governador de São Paulo, e no final voltaram atrás e cancelaram o aumento das tarifas do transporte público. Essa mudança radical de comportamento foi resultado do temor dos eleitores conscientes e esclarecidos.

As manifestações cumpriram o seu papel, os políticos estão em polvorosa a presidente da república lançou um pacote de medidas, visando o atendimento das reivindicações populares, o presidente da câmara dos deputados colocou a PEC 37 em votação e ela foi derrubada, o presidente do senado quer votar a aplicação integral dos royalties do pré-sal na educação.

Agora, está na hora de colocar o pé no freio e aguardar o resultado das ações governamentais. A manutenção das manifestações neste momento só serve aos interesses daqueles oportunistas que querem sair da oposição e virar situação, bem como dos bandidos que aproveitam as aglomerações para praticar atos de vandalismo, furtos e roubos.

O momento é como se diria em bom saramandês, de organizamento fiscalizatório, ou seja, temos que estar organizados para fiscalizar as medidas propostas pelo governo.

 
 
E, aguardar os resultados que, se mostrando ineficientes, a população estaria livre para promover novas manifestações. Outro comportamento que devemos adotar é a busca por um voto inteligente, nas próximas eleições e eliminar da cena política os políticos que se revelaram sem ética e corruptos.

Este comportamento inteligente irá convolar o atual sentimento de temor, em sentimento de respeito que é o que merecemos de nossos representantes.

Por isso que concito a todos a refletir e parar com essas manifestações recorrentes, que só fazem atrapalhar a vida do povo, causar prejuízos ao comércio e danificar o patrimônio público. Está na hora de começarmos a exercer uma Cidadania Inteligente.

E aí, vai encarar?

sábado, 15 de junho de 2013

CONCORDAR, DISCORDANDO!


Sobre as manifestações que estão ocorrendo em alguns estados da federação, em protesto pelo aumento das passagens dos meios de transporte, li um post no blog Luís Nassif Online, acerca das manifestações recentes.
Devo confessar que gostei muito do texto. Contudo, devo concordar, discordando da opinião do articulista que diz o seguinte:

O fundamental não é lutar pelo direito de fumar maconha em paz na sala da sua casa. O fundamental não é o direito de andar vestida como uma vadia sem ser agredida por machos boçais que acham que têm esse direito porque você está "disponível"... O fundamental é que os políticos e grandes partidos antigamente ditos "libertários" e "de esquerda" hoje abriram mão de disputar ideologicamente os corações e mentes dos jovens e dos novos "incluídos sociais" e se contentam em garantir a fidelidade dos seus votos nas urnas, a cada dois anos... O fundamental é que nenhum grupo político no poder ou fora dele tem hoje qualquer nível mínimo de interlocução com uma parte enorme da molecada – seja nas universidades ou nas periferias – que não se conforma com a falta de perspectivas minimamente interessantes dentro dessa sociedade cada vez mais bundona, careta e medíocre... Enquanto isso a molecada, no seu saudável inconformismo, vai para as ruas defender – FUNDAMENTALMENTE – o seu direito de sonhar com um mundo diferente. Um mundo onde o ensino, os trens e os ônibus sejam de qualidade e gratuitos para quem deles precisa. Onde os cidadãos tenham autonomia de decidir sobre o que devem e o que não devem fumar ou beber. Onde os índios possam nos mostrar que existem outros modos de vida possíveis nesse planeta,... Esses moleques que tomam as ruas e dão a cara para bater incomodam porque quebram vidros, depredam ônibus e paralisam o trânsito. Mas incomodam muito mais porque nos obrigam a olhar para dentro das nossas próprias vidas e, nessa hora, descobrimos que desaprendemos a sonhar”. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/jovens-vao-as-ruas-e-nos-mostram-que-desaprendemos-a-sonhar
O que não é fundamental ou o que fundamental está perfeito. Mas, um sonho que é construído na base da depredação do patrimônio público e privado, na base da violência, com certeza vai se convolar num pesadelo horrível.

Os atores e partícipes desse estado de consciência coletiva que se insurge contra aquilo que desagrada a todos, não podem se deixar manipular pelos oportunistas de plantão, que querem tirar vantagem e ocupar o lugar da estrutura de poder que, atualmente, comanda o país.

O momento é de organização, se estamos insatisfeitos com maneira como as coisas estão sendo conduzidas, devemos nos manifestar. Mas, essa manifestação tem, necessariamente, que ser pacífica para adquirir credibilidade e legitimidade. Pois, se essa manifestação descamba para violência, não contará com o apoio da sociedade.
Estamos vivendo num mundo globalizado, das mídias sociais, onde é muito fácil disseminar uma idéia ou ideal, onde as pessoas estão conectadas sem sequer saberem que estão conectadas.

Devemos canalizar esta insatisfação para mudarmos a cena política, a política que dita o destino da nação, política que é conduzida na maioria das vezes por políticos que não respeitam o povo, porque sabem que podem manipulá-lo de maneira a fazer com que votem neles ou em seus prepostos, a fim de perpetuá-los no poder.
Agora, é o momento de nos organizar, para que num futuro próximo possamos externar a nossa indignação nas urnas, é claro que esta indignação não pode ser expressa com a eleição de Jurunas, Tiriricas, Zés do Queijo etc. Temos que eleger políticos com idéias e ideais que sejam favoráveis ao bem estar coletivo, e que tenham a mais absoluta certeza de que se não forem éticos e honestos serão eliminados da cena política, pelos legítimos detentores do poder, o Povo.

Sinceramente, acho um sonho construído dessa maneira, não corremos o risco de acordarmos sobressaltos e suados com um sonho que virou pesadelo.

Por isso, é que concordo, discordando. A Cidadania Inteligente é a solução. Baderna e violência não agrega, só prejudica.
E você, qual a sua opinião? Manifeste-se! Seja um cidadão.




Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!