segunda-feira, 7 de março de 2011

INSURREIÇÃO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Insurreição é o ato de ser insurreto, de promover revolução, insubordinar-se contra uma situação, um regime ou um governo.
É isso que se tem visto nos últimos meses em alguns países do mundo árabe, uma série de levantes populares que levaram a queda de governantes na Tunísia, no Egito e, em breve na Líbia. Com sérias possibilidades de atingir o Bahrein, o Iêmen e a Argélia, entre outros.

A causa dessa convulsão social é uma só, décadas de opressão do povo, por ditadores cruéis e corruptos, que sonegaram os direitos básicos de toda a população, com um único objetivo, se preservar no poder e enriquecer de forma absurda.
Pode-se dizer que, tais mudanças ocorreriam mais cedo ou mais tarde. Contudo, a grande surpresa foi, como tudo se desencadeou. O instrumento utilizado para organizar e coordenar as ações foram as redes sociais (internet).
Estes acontecimentos dão a dimensão exata do poder que a internet possui. Que, quando utilizada corretamente é capaz de produzir resultados fabulosos.
Naqueles países não existia liberdade de expressão, e a imprensa era censurada. Mas, mesmo assim, com o auxílio da internet, eles conseguiram mobilizar-se e reverter um quadro de estagnação política e social que perdurava há décadas.
No Brasil vive-se sob um regime democrático, existe liberdade de expressão, a imprensa não sofre censura. Mas, existe uma ditadura velada, a ditadura da corrupção que oprime a população, que lhe sonega direitos básicos, como educação, saúde, segurança e saneamento básico, por exemplo.
É claro que o Brasil é um país sui generis, de natureza extremamente pacífica, que alcançou a sua independência com um grito, onde a transição da monarquia para república se deu uma forma relativamente tranquila, que passou de um regime chamado ditatorial, para um regime democrático sem que um só tiro fosse disparado. Entretanto, não se pode ficar pensando que esse comportamento pacífico se prolongará ad eternum. Qualquer dia, pode ocorrer um processo idêntico ao que está ocorrendo no mundo árabe, uma vez que o povo está chegando no limite.
Então, antes que ocorra um movimento contrário às tradições do povo brasileiro, é preciso fender a corrupção. A sociedade precisa se organizar, e, pacificamente, extirpar de uma vez por todas, esse comportamento corrupto que os políticos insistem em manter. Basta de encontros furtivos, para entregar o sangue do povo aos vampiros das urnas.
Não é possível que, não se consiga organizar o povo, afinal de contas aqui não existe nenhum tipo de restrição aos meios de comunicação, a imprensa é livre, as pessoas também se expressam livremente. Portanto, mãos à obra, que seja declarada guerra à corrupção, o povo brasileiro merece mais do vem recebendo.
Os corruptos têm que pagar por seus atos, e os recursos subtraídos têm que retornar aos cofres públicos.
Está na hora de pintar um novo quadro nesta moldura. E, a internet pode ser um dos pincéis.  
Pense nisto!  

3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo post ,parabéns.
Post publicado na Teia.
Até mais.

Thai e Tom disse...

Concordo plenamente. A internet é uma ótima ferramenta de troca de informações, porém, ela exige uma iniciativa do usuário. Para encontrar informações sobre a política é necessário pesquisar sites sobre o tema, logo, o jeito pacífico e hospitaleiro do povo brasileiro impede de certa forma que procurem informações e se organizem para tomar atitudes. Não digo que é impossível, na verdade, é tão possível quanto deveria ocorrer, só digo que é necessário uma mudança de postura no povo, um esgotamento na paciência primeiro.

Adorei o post, escreve muito bem.

Outra coisa, o Clave de Lua recebeu hoje seu primeiro selo e eu e o Tom tomamos a liberdade de indicar o A 2 Passos no post. Entendemos e respeitamos a opção de particpar ou não dessa "corrente", logo, não se veja obrigado a postar o selo nem nada. De qualquer forma, eu e o Tom achamos interessante promover o trabalho de blogs como o seu afim de divulgar seus textos, tudo bem?

Abraços e bom carnaval

Thai

Roberto Medeiros (Beto Fera) disse...

Caro Cidadão, concordo plenamente. Já cansei de postar no twitter, facebook e orkuts da vida, que no nosso país a internet é como um fuzil, usado para matar mosquitos e está nas mãos de adolescentes da chamada "Geração X"...
Quanto a nos revoltarmos algum dia, temo não conseguir crer, a não ser que se proibisse o carnaval, a venda de cerveja e o campeonato brasileiro de futebol, aí sim o povo iria para as ruas...

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!