terça-feira, 24 de julho de 2012

VERGONHA NA CARA É COISA RARA!

Olá amigo leitor, hoje completam exatamente quatro meses, sim, quatro longos meses que não compartilho nenhuma opinião ou pensamento com você. Isso porque a minha vida está muito tumultuada, e não surgiram oportunidades que me permitissem compartilhar, neste período muitos foram os assuntos que tive vontade de comentar. Mas, a vida doméstica, o trabalho e os estudos têm absorvido todo o meu tempo.

Contudo, hoje pela manhã assistindo ao Bom Dia Brasil, uma notícia chamou minha atenção de tal maneira, que não pude me furtar de escrever. A matéria mostrou um grande exemplo de caráter, de dignidade, de responsabilidade e de respeito pelos eleitores. Na Coréia do Sul o irmão do presidente foi preso acusado de corrupção e tráfico de influência. O presidente sul-coreano Lee Myung Bak, num ato de honradez veio a público se desculpar e assumir a responsabilidade pelo ocorrido, muito embora não houvesse nenhum tipo de acusação pesando sobre ele.

No seu discurso de escusas ele disse que o escândalo é resultado da incompetência dele e que aceitaria qualquer punição. Esta é a conduta de um homem honrado, que não foge das suas responsabilidades, um homem digno. E, a nação sul-coreana mesmo assim se mostrou absolutamente indignada, em dezembro a Coréia do Sul terá eleições presidenciais. Contudo, o presidente Lee Myung Bak não concorrerá a reeleição.

Enquanto isso, aqui nas terras tupiniquins um senador da república é pego numa gravação em que, nitidamente, se verifica que ele o senador estava prestando favores diversos a um notório contraventor, e quando surgem os primeiros boatos da relação espúria o grande defensor da ética vai a plenário dizer que sua relação com o contraventor é de cunho social, diz ainda que não tinha conhecimento acerca das atividades ilegais do Sr. CC.

A coisa toda evolui o senador é julgado em plenário e, é condenado com o seguinte placar 56 votos a favor, 19 votos contra e 5 abstenções. Na minha modesta opinião isso é uma tremenda vergonha. No Senado da República existem 24 senadores que apresentam algum tipo de problema. Ou, lhes falta noção de decoro, de honestidade, de moral, de respeito para com o seu eleitorado. Ou, pior ainda, são tão corruptos que num ato extremos de corporativismo, uns abstiveram-se de votar e outros foram mais longe votando contra a cassação do cara de pau.

Agora fica a pergunta. De quem é a culpa dessa situação? A culpa é nossa, porque não sabemos votar, porque não sabemos delegar o poder que é nosso, que colocamos as raposas para tomar conta do galinheiro cheio de galinhas e ovos, ovos de ouro.

Precisamos tomar vergonha na cara, precisamos aprender a votar. Existe muita gente que faz campanha na internet, para que votemos em branco ou nulo, como forma de externar a nossa insatisfação com a política que nos é apresentada.

Particularmente, entendo que essa não seria a melhor maneira de protestar. Talvez a melhor maneira seja a renovação integral. Aí, você vai se perguntar. O que seria a renovação integral?

A renovação integral significa votar no novo, votar naqueles candidatos que nunca foram eleitos para nada. Ou seja, eliminar da política todos os políticos que estão no poder.

Qual seria o efeito desta conduta? O efeito seria a desarticulação de todos os cartéis políticos existentes no país.

Com esta conduta estaríamos fazendo o país começar do zero. Naturalmente, mais uma vez vão surgir as perguntas. Como o país seria conduzido por pessoas totalmente inexperientes? Os efeitos seriam mais benéficos do que danosos? Primeiro, a condução do país é mais técnica do que política, e a parte técnica é feita pelos funcionários públicos que trabalham independentemente de quem esteja no poder. Quanto à parte política, talvez no primeiro momento, as coisas fiquem meio complicadas. Mas, não demorarão a entrar nos eixos.

Na prática, o que vai importar é que os políticos saibam que o poder pertence ao povo, e que o povo está disposto a exercê-lo, literalmente, e se alguém pretende nos representar, terá que fazê-lo primando pelos nossos interesses. E, não pelos interesses pessoais ou de grupos empresariais.
Agora, se o político não trabalhar em prol do povo, ele será extirpado do cargo. E, outro representante será colocado no seu lugar. Assim, talvez um dia possamos ter governantes que tenham a mesma postura do senhor Lee Myung Bak, quem sinceramente é digno de aplauso.

Fica aqui a minha pergunta. VOCÊ TEM VERGONHA NA CARA?

2 comentários:

Cassio Jr disse...

Ola. Compartilho da mesma indignação manifestada e nos perderíamos em tantos e tantos escândalos com os quais nosso congresso nos brinda a cada semana, a ponto de o escândalo mais "na moda" ofuscar os tantos outros... porém creio que de nada adiantaria votar "no novo", pois se os novos forem filiados aos mesmos partidos, com a mesma capa protetora da nossa lei, eles obedecerão à presidência de seu partido e farão a mesma coisa que os que estão aí. Os "novos" são cria dos antigos, são sindicalistas barulhentos, são empresários manipuladores, são artistas oportunistas... nada mudará. Temos sim que elaborar um plano de mobilização do eleitorado, como foi feito com a lei da Ficha Limpa, e angariar o 1% de votos dos eleitores, para que a lei por nós defendida seja levada a plenário e votada com precedência sobre as demais. E uma das primeiras medidas, por nós pleiteada, deveria ser a reversão do favorecimento dos homens e mulheres que têm por dever nos representar e promover o desenvolvimento do nosso país. Forte abraço!

Cidadão disse...

Olá Cássio, concordo com você plenamente. Contudo, ser político dá um tremendo status aqueles que lá estão, são capazes de qualquer coisa para preservar os privilégios, até mesmo trabalhar fazendo a coisa certa.

Basta observar do que são capazes de fazer, quando estão ameaçados de perder os seus cargos. Votar no novo significa mostrar que não vamos tolerar um comportamento inadequado, que contrarie os interesses do povo. Aquele que agir contra o povo será tirado do poder, não precisará de comissão de ética ou voto secreto em plenário.

Agora, também concordo que deve haver uma mobilização nacional, para legislar em favor do povo. E, como primeiro projeto eu sugeriria o fim do voto secreto, para que nos fosse possível saber como agem nos nossos representantes em todas as questões de interesse do povo.

Se você quiser encabeçar um movimento para a elaboração de um projeto de lei, nos moldes da ficha limpa, pode contar comigo vou divulgar para toda a minha rede de contatos.

Só não banco este projeto agora, devido a uma série de compromissos de longo prazo, que tenho que cumprir e que são inadiáveis.

Fico muito feliz que existam pessoas que ainda se preocupam com a coisa pública, também fico feliz que, aquilo que escrevo está encontrando ressonância.



Um grande abraço



Cidadão

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!