sábado, 29 de dezembro de 2012

FORA DE FOCO


Na noite do dia 24/12, a menina Adriele dos Santos Vieira, de apenas 10 anos, foi vítima de uma bala perdida. Após o ocorrido a menina foi levada para o hospital municipal Salgado Filho, lá permaneceu aguardando atendimento médico especializado (neurocirurgia), por mais de oito horas devido à falta de um profissional ao plantão, fato que deixou sua família desesperada e a população comovida.

É de causar espanto que no meio dessa tragédia, a mídia esteja focando no médico, cujo único erro foi faltar o plantão para o qual estava escalado. Pior do que isso foi veicular a notícia que o médico seria indiciado por omissão de socorro. Ora, salvo melhor juízo, faltar a um plantão não constitui nenhum crime. Cabe ressaltar, que não há a menor intenção de justificar o ato irresponsável daquele profissional.

O que se pretende é mostrar que, neste caso, a mídia está equivocada, o seu foco deveria se voltar para o caos que está instalado no serviço de saúde pública, no caso em questão no serviço prestado pelo município do Rio de Janeiro, se houvesse uma administração séria, tão logo, fosse constatada a falta de um médico no plantão, o profissional que estivesse saindo do plantão anterior não seria liberado, a estrutura administrativa deveria ser acionada a fim de que providenciasse outro profissional, de maneira a não permitir a solução de continuidade do serviço.

Agora, a culpa é do médico e não da administração permissiva, pois segundo o depoimento prestado pelo médico faltoso, ele já vinha faltando aos plantões a mais de um mês. E, o que foi feito a respeito de tais faltas? Foi instaurado um procedimento administrativo para apurar as faltas? Houve algum tipo de penalização?

Sinceramente, o foco deveria estar voltado para o secretário municipal de saúde e o seu chefe, o prefeito do município do Rio de Janeiro. Pois, se houve algum tipo de omissão, esta omissão foi praticada por esses dois administradores, que são os principais responsáveis pelo serviço de saúde municipal.

Precisamos aprender a enxergar a verdade dos fatos que nos são apresentados, precisamos melhorar o foco!


0 comentários:

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!