AUTORIDADE, POR QUE DEVEMOS RESPEITAR! QUANDO DEVEMOS NOS OPOR A ELA?

Dentro desse contexto, todos os integrantes de um sistema devem respeitar as autoridades constituídas, não por aquilo que elas são como pessoas, e sim, por aquilo que elas representam.
Observe-se que, quando ocorre o desrespeito a uma ordem judicial, por exemplo, não está sendo desrespeitada a pessoa do Juiz, e sim, o sistema judicial a que ele representa. Sistema que está organizado e funciona em nome da sociedade; assim, o desrespeito está dirigido à Sociedade.
Contudo, não se pode esquecer que, as pessoas investidas de autoridade, também são merecedoras de respeito. Elas devem ser alvo do mesmo respeito dedicado à instituição que representam, não podendo, por isso, serem desconsideradas.
Isso não significa que seus os atos não devam ser fiscalizados, ou mesmo censurados, se estiverem em desacordo com os interesses da instituição e da Sociedade. Não interessa se a autoridade é bonita demais, ou se é feia demais, se fez isso ou aquilo no passado, tais características e/ou práticas pessoais deveriam ter sido verificadas antes de sua investidura. Uma vez investida, o que deve interessar é a forma como ela exerce a autoridade, e todos têm a obrigação de proporcionar meios, para que a autoridade seja exercida nas melhores condições possíveis.

A oposição só será legítima e responsável, quando suas ações tiverem o escopo de trabalhar em favor da instituição, da coletividade e, não para atender a interesses de grupos ou pessoas.
Pense nisto!
1 comentários:
Olá
Devemos respeitar e fiscalizar nossos lideres.
Ótimo post,parabéns.
Foi divulgado na Teia .
Até mais.
Postar um comentário