segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NÃO SOMOS APENAS IDIOTAS, SOMOS TOLOS TAMBÉM!!

No que tange ao exercício da atividade política cheguei à conclusão que, além de idiotas, somos tolos também, uma vez que não sabemos nos conduzir diante desta importantíssima atividade, como também muitas vezes nos deixamos enganar, por quem a exerce em nosso nome.
As atividades administrativas e legislativas, fruto da atividade política, àquelas exercidas nas assembléias, câmaras e gabinetes da administração direta não podem ser exercidas por toda a população, por isso é necessário elegermos pessoas para nos representar.
Para continuar a desenvolver meu raciocínio, tive que buscar o significado da palavra “representante”, dentro contexto político a definição mais adequada é aquela utilizada pelo Direito que diz: O representante age em nome do representado, que atua em nome alheio, na defesa de um interesse alheio”.
Então nós somos os representados, somos aqueles chamados de alheios. Mas, qual é o seu interesse a ser defendido? Eu sei qual o interesse quero que seja defendido, será que é o mesmo que o seu? Não sei, já que não sei o que você pensa. Logo, dificilmente, poderemos ter o mesmo representante, sob a pena de criarmos um conflito de interesses.
Vamos lá, eu sei por qual time você torce, você é flamenguista, já que você ostensivamente se manifesta a favor do Clube de Regatas do Flamengo, agora eu não sei quais as suas preferências sexuais, já que você não as declara e também não dá nenhum sinal de quais sejam, ou seja, neste terreno você é uma incógnita. Mas, até aí não há nada de importante, pois estamos tratando de algo personalíssimo, que não interessa a ninguém, só a você mesmo.
Agora a coisa muda de figura quando estamos falando da coisa pública. Você sabe o que pensam os seus representantes no Congresso Nacional? Você sabe, por exemplo se eles compartilham da sua opinião sobre os royalties do pré-sal? Ou, se eles votaram a questão conforme você acha que deveria ser votada?
Eu lhe respondo, não. Nós não sabemos o que eles pensam, e muito menos como eles votam acerca de uma determinada questão, porque para saber temos que estar no plenário, o que é impossível para quase todo brasileiro, ou temos que ler a listagem de votação que é publicada junto com a ata da sessão de votação no Diário da Câmara dos Deputados ou do Senado, o que nós definitivamente não fazemos.
A Constituição Brasileira estabelece no parágrafo único do seu artigo 1º, o seguinte: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Contudo, da forma como a coisa está sendo conduzida, o poder emana dos representantes, que o exercem de acordo com os seus interesses particulares e/ou partidários, que na maioria das vezes não correspondem aos interesses do povo.
E, nós que, teoricamente, somos os titulares do poder não fiscalizamos como estão fazendo uso do nosso poder.
Então, somos idiotas e tolos, ou não?

0 comentários:

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!