quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É CIDADANIA?

Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres. (Conceito extraído da Wikipédia)

No sistema democrático o exercício da cidadania é fundamental para que o sistema em si funcione, pois sem a participação do cidadão (exercendo a sua cidadania), não se pode falar em sistema democrático.

Analisemos a intimidade do trinômio: cidadania, direitos e deveres.

Existe um sério equívoco quanto ao exercício da cidadania, não é raro ouvirmos as pessoas gritando, eu sou um cidadão e tenho os meus direitos. Realmente, a cidadania traz consigo um extenso rol de direitos que são inerentes ao cidadão.

Contudo, esses direitos têm que ser contrapartidos com um extenso rol de deveres. Deveres que essas pessoas não têm a menor preocupação em cumpri-los.

O que elas parecem não saber, ou, pelo menos, fingem não saber é que o sistema funciona de forma interligada, e, quando ocorre a quebra dessa ligação, necessariamente, haverá um desequilibrio no sistema, o que trará consequências para todos os seus integrantes.

Precisamos nos conscientizar que, para termos os nossos direitos respeitados, antes precisamos cumprir com os nossos deveres, essa é a ordem em que as coisas devem seguir, e, é o que vai determinar qual o tipo de cidadania estamos querendo, a cidadania inteligente ou a cidadania irresponsável.

Vejamos o seguinte exemplo: Nós temos o direito de andar por ruas limpas. Mas, antes temos o dever de pagar a taxa de limpeza urbana,  assim como também temos o dever de não jogar lixo nas ruas. Agora, se você não paga a taxa de limpeza urbana, ou mesmo pagando, joga lixo nas ruas. Como poderá exigir que as ruas estejam limpas?

Observe que, quando você não cumpre com a sua obrigação, ou a cumpre de forma parcial, você está sendo na melhor das hipóteses irresponsável.

Agora eu lhe pergunto. Você sabe o que é Cidadania? Qual o tipo de cidadania você exerce, a inteligente ou a irresponsável?   

2 comentários:

rsam disse...

A cidadania inteligente. A velha "Lei de Gerson" não tem espaço no exercício da cidadania plena.

Anônimo disse...

eu acho muito enteresante discutir sobre isso

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!