terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NÓS SOMOS IDIOTAS?

Essa pergunta me ocorreu quando estava numa livraria e me deparei com um livro, cujo título pareceu bastante sugestivo “POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA”, livro de Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro .
No primeiro momento, não me interessei pelo livro, nem sequer li o seu prefácio, ou mesmo o folheei. Mas, depois o título ficou martelando em minha cabeça, então comecei a me perguntar, sou um idiota? Não, eu tenho formação de nível superior, tenho até pós-graduação, sou capaz de manter um diálogo sobre quase todos os assuntos. E, as pessoas com quem trabalho, são idiotas? Fazendo o mesmo tipo de análise, cheguei a uma primeira conclusão de que não, elas não são idiotas. Pois, 80% das pessoas com quem trabalho, também possuem formação de nível superior, e são bastante articuladas.   
Só que o título permaneceu na minha cabeça, então fui buscar o significado da palavra IDIOTA, e encontrei o seguinte resultado:
Wikipédia - Idiota (do grego idiótes, o homem privado - em oposição ao homem de Estado, ou público; ou aquele ignorante em algum ofício, homem sem educação, ignorante, pelo latim idiota), na acepção vulgar, é a pessoa desprovida de inteligência. Idiota do latim idiote , refere-se a individuo incapaz de diferenciar periculosidade em suas atitudes.
A resposta encontrada lançou uma grande dúvida na minha cabeça, porque na verdade eu sou um homem privado, e a grande maioria das pessoas que conheço, também são privadas, pouco se preocupam com a coisa pública.
Deixam o Estado sob os cuidados de qualquer um, basta dizer que a grande maioria de nós, só vota porque o voto é obrigatório e quando votamos, entregamos o nosso voto sem maiores critérios. Pois, não nos apercebemos que estamos passando uma procuração para que alguém aja em nosso nome e o pior, nem sequer fiscalizamos o exercício do mandato outorgado.
Então, voltando ao significado da palavra IDIOTA, no sentido grego, somos homens privados; no sentido latino, somos ignorantes quanto ao ofício da política, e na acepção vulgar, nós não compreendemos o grande perigo de passarmos um cheque em branco, de uma conta que possui fundos ilimitados, às mãos de qualquer um e sem o menor controle.
Após esta reflexão, a resposta da minha pergunta mudou, cheguei a conclusão de que sou um idiota, e a grande maioria das pessoas que conheço também o são.

Aí, me veio uma outra pergunta. O que fazer para mudar esta condição?   

5 comentários:

Unknown disse...

Boa noite meu caro amigo Cidadão.
Bom, ao ler essa matéria também foi levantado em mim um questionamento... PORQUÊ da afirmação "POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA"?
Então, analisando também o seu ponto de vista, e as colocações do significado da palavra em questão, e tentando abreviar o seu questionamento final, chego a seguinte conclusão:
"SOMOS IDIOTAS, NÃO PELO FATO DE COMPREENDERMOS OU ENXERGARMOS O QUE SE PASSA; E SIM DE FICARMOS APÁTICOS, INERTES A SITUAÇÃO!"
Resumindo..."NÃO HÁ O ENVOLVIMENTO", e muito menos a ousadia de nós, maioria que deseja melhoria, mas que "NÃO GRITA", de questionarmos o do não comprometimento daqueles que deveriam nos representar de forma digna.
É ISSO MEU CARO. DE FATO SOMOS!!!

Thai e Tom disse...

Olá!
"Nós não compreendemos o grande perigo de passarmos um cheque em branco, de uma conta que possui fundos ilimitados, às mãos de qualquer um e sem o menor controle", concordo plenamente. O que me deixa mais revoltada é o quanto o desinteresse pela política é disseminado no país. Desde muito novo uma criança não possui uma orientação política, no colégio pouco mostram esse lado e no passar da vida vamos nos acostumando e ficando inertes a tudo isso lembrando de política apenas no ano da copa. Acredito que uma mudança de berço é necessária, algo como mostrar desde cedo o poder que eles terão quando votarem e mostrar o quanto é necessário fazer sua parte explicando as tantas questões que apenas depois de muito tempo de vida aprendemos (ou não).

Adorei seu post e segui seus pensamentos concordando até o final.
Não, não sou idiota. -> Mas o que é ser idiota? -> Poxa, então eu sou idiota.->Como mudar isso? -> Conhecimento e atitude!

Para mim, é necessário isso. O conhecimento como disse mudaria todo o racíocinio instruindo politicamente as pessoas e claro, concordo que isso é de berço também, mas saber não basta. Para mim uma pessoa que sabe que está errada e não faz nada é pior do que a que não sabe. A que não sabe ao menos está iludida não vendo motivos para mudança, mas se você sabe que está um absurdo e continua estaguinado é ainda pior. No caso, após buscar um maior conhecimento política seria ora de atitudes. Votr certo pesquisando antes, vendo propostas e comparando candidatos é uma atitude.

Thai disse...

Debater política com segundos e terceiros também é algo. Protestar e se organizar como sociedade é outra atitude... Resumindo, para sair desse estado idiota seria necessário isso.

Já estou divulgando seu blog e gostei muito dele. Parabéns. Também moro para essas bandas. =D

Abraços e até mais

Anônimo disse...

Posicionamento adequado quanto a significação; mais ainda nosso companheiro Mike observando a falta de envolvimento.
Sou componente sim do grupo dos IDIOTAS, por falta de participação na política.
Então, IDIOTAS, façamos algo!

Vislumbrar com seriedade a política brasileira:
papel fácil ou difícil?

Anônimo disse...

Compartilhado no Face! :D /pedrogomes86 @pedrogomes86

Postar um comentário





Não serão publicados comentários anônimos, nem ofensivos! Se quiser comentar, mostre sua cara, seja educado e coerente!!