No primeiro momento, não me interessei pelo livro, nem sequer li o seu prefácio, ou mesmo o folheei. Mas, depois o título ficou martelando em minha cabeça, então comecei a me perguntar, sou um idiota? Não, eu tenho formação de nível superior, tenho até pós-graduação, sou capaz de manter um diálogo sobre quase todos os assuntos. E, as pessoas com quem trabalho, são idiotas? Fazendo o mesmo tipo de análise, cheguei a uma primeira conclusão de que não, elas não são idiotas. Pois, 80% das pessoas com quem trabalho, também possuem formação de nível superior, e são bastante articuladas.
Só que o título permaneceu na minha cabeça, então fui buscar o significado da palavra IDIOTA, e encontrei o seguinte resultado:

A resposta encontrada lançou uma grande dúvida na minha cabeça, porque na verdade eu sou um homem privado, e a grande maioria das pessoas que conheço, também são privadas, pouco se preocupam com a coisa pública.
Deixam o Estado sob os cuidados de qualquer um, basta dizer que a grande maioria de nós, só vota porque o voto é obrigatório e quando votamos, entregamos o nosso voto sem maiores critérios. Pois, não nos apercebemos que estamos passando uma procuração para que alguém aja em nosso nome e o pior, nem sequer fiscalizamos o exercício do mandato outorgado.

Após esta reflexão, a resposta da minha pergunta mudou, cheguei a conclusão de que sou um idiota, e a grande maioria das pessoas que conheço também o são.
Aí, me veio uma outra pergunta. O que fazer para mudar esta condição?
5 comentários:
Boa noite meu caro amigo Cidadão.
Bom, ao ler essa matéria também foi levantado em mim um questionamento... PORQUÊ da afirmação "POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA"?
Então, analisando também o seu ponto de vista, e as colocações do significado da palavra em questão, e tentando abreviar o seu questionamento final, chego a seguinte conclusão:
"SOMOS IDIOTAS, NÃO PELO FATO DE COMPREENDERMOS OU ENXERGARMOS O QUE SE PASSA; E SIM DE FICARMOS APÁTICOS, INERTES A SITUAÇÃO!"
Resumindo..."NÃO HÁ O ENVOLVIMENTO", e muito menos a ousadia de nós, maioria que deseja melhoria, mas que "NÃO GRITA", de questionarmos o do não comprometimento daqueles que deveriam nos representar de forma digna.
É ISSO MEU CARO. DE FATO SOMOS!!!
Olá!
"Nós não compreendemos o grande perigo de passarmos um cheque em branco, de uma conta que possui fundos ilimitados, às mãos de qualquer um e sem o menor controle", concordo plenamente. O que me deixa mais revoltada é o quanto o desinteresse pela política é disseminado no país. Desde muito novo uma criança não possui uma orientação política, no colégio pouco mostram esse lado e no passar da vida vamos nos acostumando e ficando inertes a tudo isso lembrando de política apenas no ano da copa. Acredito que uma mudança de berço é necessária, algo como mostrar desde cedo o poder que eles terão quando votarem e mostrar o quanto é necessário fazer sua parte explicando as tantas questões que apenas depois de muito tempo de vida aprendemos (ou não).
Adorei seu post e segui seus pensamentos concordando até o final.
Não, não sou idiota. -> Mas o que é ser idiota? -> Poxa, então eu sou idiota.->Como mudar isso? -> Conhecimento e atitude!
Para mim, é necessário isso. O conhecimento como disse mudaria todo o racíocinio instruindo politicamente as pessoas e claro, concordo que isso é de berço também, mas saber não basta. Para mim uma pessoa que sabe que está errada e não faz nada é pior do que a que não sabe. A que não sabe ao menos está iludida não vendo motivos para mudança, mas se você sabe que está um absurdo e continua estaguinado é ainda pior. No caso, após buscar um maior conhecimento política seria ora de atitudes. Votr certo pesquisando antes, vendo propostas e comparando candidatos é uma atitude.
Debater política com segundos e terceiros também é algo. Protestar e se organizar como sociedade é outra atitude... Resumindo, para sair desse estado idiota seria necessário isso.
Já estou divulgando seu blog e gostei muito dele. Parabéns. Também moro para essas bandas. =D
Abraços e até mais
Posicionamento adequado quanto a significação; mais ainda nosso companheiro Mike observando a falta de envolvimento.
Sou componente sim do grupo dos IDIOTAS, por falta de participação na política.
Então, IDIOTAS, façamos algo!
Vislumbrar com seriedade a política brasileira:
papel fácil ou difícil?
Compartilhado no Face! :D /pedrogomes86 @pedrogomes86
Postar um comentário